S. C. Mineiro Aljustrelense Secção de Patinagem
Apontamentos Cronológicos e Estatísticos sobre o Hóquei em Patins.
 Equipa de Seniores - Finais da Década de 80
"Década de 50 - O aparecimento do Hóquei em Patins em Aljustrel remonta aos meados dos anos 50. Nesta altura o nosso Clube, embora não chegando a formar nenhuma equipa, esteve ligado à prática da modalidade alugando patins no ringue «O Ténis», procurando incentivar os garotos à iniciação da patinagem.
Formou-se uma equipa representativa do Colégio Filipa de Vilhena que disputou vários jogos com equipas regionais. Ainda nessa altura chegaram-se a realizar, em demonstração da modalidade, grandes encontros com equipas da 1ª Divisão, nomeadamente o Estremoz e a CUF. Com o desaparecimento do ringue o entusiasmo criado à volta do hóquei veio a perder-se acabando por cair no esquecimento."
É nesta época que aparece como jogador o Armindo Peneque, tendo-se iniciado na modalidade nos Açores, e que mais tarde viria a ser o grande impulsionador e entusiasta da implantação do hóquei em Aljustrel.
Época 73/74 - A partir de 1973, com a construção doringue do Torito renasce, desta vez com bons alicerces, o hóquei em patins em Aljustrel. Cria-se então a Secção de Patinagem do S.C.M.A., onde com o ardor e dedicação do seu iniciador e incentivador, Armindo Peneque, se empenhou nos ensinamentos da prática de patinagem à miudagem, fazendo-se desde então um trabalho a sério. Apesar das condições precárias das instalações, ringue de dimensões reduzidas e sem balneários, o hóquei do «Mineiro» não deixa de atingir um nível supreendente, o qual com o advento do 25 de Abril ganha nova onda de entusiasmo.Época 75/76 - Fundação da Associacção de Patinagem do Alentejo e Algarvecom a participação do S.C.M.A como sócio fundador.
Época de 76/77 - Participação do Mineiro nas primeiras provas oficiais a nível regional com 2 equipas - Iniciados e Júniores.
Época de 78/79 - Vencedor dos Campeonatos Regionais de Infantis e Iniciados. Participação pela 1ª vez no Campeonato nacional de Júniores.
Época de 79/80 - As equipas de Iniciados e Juniores ganham os respectivos campeonatos regionais. A equipa de Júniores participam novamente no campeonato nacional.
No decorrer desta época passa-se a dispor de instalações com boas condições para a prática da modalidade, com a inauguração no dia 25 de Abril de 1980 do Parque Desportivo Municipal, tendo como adversários o Desportivo de Beja, o Dramático de Cascais e o G.D. Quimigal.
Claque Juventude Mineira na Final do Campeonato Nacional de Júniores, em 1981/82, Aljustrelense vs. Carvalhosa |
Época 82/83 - As equipas de iniciados, Juniores e Séniores vencem os respectivos Campeonatos Regionais. A equipa de Júniores fica em 4º lugar no Campeonato Nacional - Zona Sul. A equipa Sénior vence a sua série no Campeonato Nacional da 2ª Divisão e é eliminada pela equipa profissional de Cascais no acesso à 1ª Divisão.
Época 84/85 - A equipa de Séniores vence Torneio de Abertura. As equipas de Infantis, Iniciados e Júniores vencem os campeonatos regionais.
A equipa de Júniores fica em 4º lugar no campeonato Nacional - Zona Sul.
A equipa de Séniores obtem o 3º lugar da sua série no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.
Nesta época disputou-se um número recorde de jogos: 113.
Época 85/86 - As equipas de Juniores e Seniores vencem os Campeonatos Regionais.
A equipa de Seniores obtem [mais uma vez] o 3º lugar da sua série no Campeonato Nacional da 2ª Divisão.
Época em Curso [na altura: 86/87] - Seis equipas em competição, o que acontece pela primeira vez nesta Associacção: Promoção, Infantis, Iniciados, Juvenis, Júniores e Séniores.
A equipa de Promoção é virtual vencedora do Campeonato que está a disputar. A equipa de Juvenis venceu o Campeonato Regional e a equipa deSéniores venceu o Torneio Aberto, encontrando-se neste momento em 2º lugar no Campeonato Nacional da 2ªDivisão (Série F).
As equipas de Infantis, Iniciados e Júniores encontram-se a disputar os respectivos Campeonatos Regionais.
Encontram-se inscritos na Federação e Associação 70 altletas e temos mais cerca de 20 crianças na iniciação da patinagem, número que normalmente duplica com a chegada da Primavera.
Séniores da época de 85/86 - A equipa de Hóquei em Patins do SCM Aljustrelense.Texto retirado do «Diário do Alentejo» - ano de 1987
|