sábado, 25 de agosto de 2012

AF Beja: Mais um clube desistiu hoje


O Campeonato Distrital de Beja continua em ebulição, depois da desistência de vários clubes e da repescagem do Amarelejense para a 1ª Divisão Distrital eis que outro clube desistiu no dia de hoje - o Sabóia.

O SportAlentejo procurou saber junto dos dirigentes do clube quais as razões que levaram à apresentação da sua desistência do Campeonato Distrital da 2ª Divisão à Associação de Futebol de Beja.

O clube enviou na tarde hoje, por fax, a desistência oficial do Campeonato Distrital da AF Beja. em declarações exclusivas ao SportAlentejo o Presidente do Clube, Garcia Rodrigues, explicou a decisão. 

Muito se tem debatido sobre o modelo competitivo a adoptar na época desportiva 2012/2013 devido às desistências de clubes em participar nos campeonatos organizados pela AF Beja. Hoje, foi a vez do Sabóia retirar a sua inscrição. 

Em declarações exclusivas ao SportAlentejo o Presidente do clube, Garcia Rodrigues explicou o porquê desta tomada de decisão de desistir dizendo que "Nestes moldes não entramos, na nossa opinião tinha-se feito uma 1ª distrital com as dez equipas de 1ª e o campeonato da 2ª distrital ficava com as nove que tinha e para o ano logo se normalizava, não era agora que se mudava", disse ainda que "se a AF Beja voltar atrás jogamos, porque o nosso interesse é participar", mas começando por esclarecer: "Nós inscrevemo-nos na 2ª distrital e se fossemos convidados para a 1ª não iamos aceitar." 

O dirigente revelou ainda que "houve um convite feito telefónicamente ao Sabóia por um funcionário da AF Beja no dia 10 de Agosto porque os clubes que tinham descido e o Bairro já tinham sido convidados e tinham ocupado as outras vagas. Mas eu expliquei que não temos condições para participar na 1ª distrital

Repare que nós nem temos iluminação no campo para treinar e outras coisas que fariam falta. Para já não tinhamos condições para a 1ª distrital."Instado a pronunciar-se sobre o que terá corrido menos bem neste processo o dirigente aponta na direção da "alteração feita em Junho pelos clubes aos regulamentos. 

Essa alteração foi injusta, pois o que estava regulamentado é que se obrigava os clubes que subiam ao fim de 3 anos terem escalões de formação e agora tem de se avançar logo com a formação. O Panóias podia estar na 1ª e assim desistiu, desistimos nós, o presidente do Renascente já me confirmou que desistem, o treinador do Messejanense disse-me o mesmo, o Ourique vai pelo mesmo caminho e o Negrilhos não deve ficar a jogar sozinho."